Como nunca, ter a sua marca ativa e presente nas redes sociais é fundamental para que, não só consiga alcançar os seus públicos-alvo, como também mostrar ao mundo que a sua empresa está viva e resiliente a todos os desafios, E 2022 não será exceção.
Aqui estão as 5 tendências de redes sociais para 2022 que tem mesmo que conhecer.
#1 Sim, O TIKTOK VEIO PARA FICAR!
Depois de uma grande adesão nos primeiros tempos de lançamento – a plataforma cresceu 45% em menos de 1 ano -, o TikTok manterá o seu crescimento durante 2022 e é lá que estarão os futuros consumidores que estão agora a entrar no mercado de trabalho.
Em Portugal, a plataforma conquistou 1 milhão de utilizadores em apenas um ano. A grande maioria dos utilizadores são jovens, Millennials e da Geração Z que, de acordo com a Forbes, valorizam novas abordagens de publicidade digital, com uma média de 1 publicação diária para as marcas.
Com o passar do tempo, a plataforma tem também disponibilizado novas ferramentas úteis para as empresas. Para a gestão e comunicação da sua marca no TikTok, tem já a possibilidade de criar um perfil business e até mesmo de criar anúncios.
Mas cuidado! Quando decidir aderir e investir o seu tempo e conteúdo nesta nova plataforma, a pergunta que se deve fazer é: faz sentido marcar presença nesta rede social? É aqui que está o meu público-alvo? Se sim, esta é claramente uma das tendências de redes sociais para 2022 que deve aproveitar.
#2 COMPRAS NAS REDES SOCIAIS? SIM, CADA VEZ MAIS!
2022 é o ano do reforço da transição digital dos hábitos de compra. Todas as tendências de incremento das vendas online que têm vindo a ser observadas nos últimos 5 anos, com especial aceleração a partir de 2020, vão ser consolidadas em 2022.
Porquê? Porque o consumidor em geral, mesmo o mais tradicional ou as empresas, perceberam a facilidade, comodidade e universalidade do acesso a produtos e serviços pela via digital. E algo de muito interessante aconteceu: a maioria das jornadas de compra são iniciadas através das redes sociais.
Canal de comunicação por excelência, as redes sociais tornaram-se o local onde transações acontecem e onde o cliente está em contacto com um produto ou serviço pretendido. Num único local o utilizador consegue ter acesso aos detalhes, ver as aplicações, analisa as reviews e os comentários, partilhar com os amigos a sua intenção de compra e realizar o pagamento.
O grande desafio para si? Garantir que a sua comunicação nas redes socias e integração com o seu site, processos e modelos de negócio estão a oferecer a melhor experiência! Acompanhe sempre as tendências, identifique corretamente os seus produtos e encontre, no momento certo, o público-alvo que procura para o seu negócio.

#3 PAID SOCIAL MULTICANAL: DAS redes para o marketing
Tudo nas redes sociais é um algoritmo e a forma como as suas publicações chegam à sua comunidade e seguidores é determinado por esse algoritmo, que não é abstrato ou só matemático: é construído naturalmente todos os dias pelo nosso comportamento e interações.
Em 2022 falar de ativar a sua marca, produto ou serviço nas redes sociais deverá ir muito para além do alcance orgânico. O investimento em paid social é mandatário, sob pena de a sua marca não chegar onde quer e deseja.
Por isso esteja preparado e integre na sua estratégia de comunicação e conteúdos os novos formatos de comunicação paid social: posts sponsorizados, formulários, social ads, remarketing, campanhas targetizadas, stories sponsorizadas, links dinâmicos, push points, dark posting,vídeo social ad, social reels, entre muitos outros.
Não só complementam a comunicação orgânica da sua marca como também garantem que a sua mensagem chegue efetivamente ao seu público-alvo.
Para além das mais tradicionais – Facebook, Instagram, LinkedIn -, para o ano de 2022 das principais tendências de redes sociais ditam o aumento no paid social em plataformas como TikTok, Snapchat e Pinterest.
#4 APOIO AO CLIENTE. Já não pode encaminhar para o email.
Desde os bots, mensagens mural, mensagens privadas, comentários, as redes sociais são uma porta aberta para a comunicação, interação e pedido de apoio das suas comunidades e clientes.
As redes são plataformas de comunicação bidirecionais e cada vez mais canais de apoio a cliente que devem ser reconhecidos. Essa é a expectativa do utilizador. E por isso uma das principais tendências de redes sociais para os próximos tempos.
Por isso se ainda pensa que esclarecer um cliente via Messenger, Instagram, Linkedin ou Whatsapp não é apropriado e que deverá enviar o cliente para outro canal como o email ou suporte ao cliente, deve reorganizar todos os processos em 2022!
As redes sociais são cada vez mais um foco no serviço de apoio ao cliente e a expectativa e tendência digital é que todo o acompanhamento seja garantido no mesmo canal.
Vivemos a era da urgência e as respostas devem ser dadas o mais brevemente possível. Todos os consumidores querem ver a sua questão respondida de forma simples e no mesmo local onde foi feita. O benchmark de resposta em redes sociais em 2022 é, no máximo, 4 horas úteis.

#5 META UNIVERSO: O VIRTUAL COMO UMA EXPERIÊNCIA IMERSIVA
2022 será o ano da experimentação e primeiras descobertas de todas as novas possibilidades que o meta universo pode oferecer às marcas. Por isso é impossivel não apontar esta como uma das principais e mais revolucionárias tendências de redes sociais para 2022.
Desde a criação de avatares virtuais que podem ser tudo o que não somos na realidade mas que sempre desejámos, à experiência imersiva em concertos, exposições, eventos, lojas virtuais, festas e locais que pensamos que estão distantes, o meta universo chegou para ficar.
Do investimento em imobiliário à moda, da cultura ao gaming, 2022 será o ano de apresentação de novos formatos e possibilidades de publicidade e comunicação das marcas e é fundamental que esteja atento a todos os lançamentos.
O impacto do meta universo fará sentir-se em todas as indústrias e setores e o que começou com a criação de uma nova plataforma que permitisse o rejuvenescimento do Facebook prepara-se para mudar a forma como interagimos e comunicamos nas redes sociais.
Pronto para ativar a sua marca nas redes sociais e criar uma comunidade cada vez mais forte?
Esperamos que este artigo tenha sido útil na identificação de algumas das tendências de redes sociais para 2022. Ainda assim, e se tudo isto lhe parece ainda um grande desafio este é o momento de recorrer a apoio especializado. Irá não apenas corresponder às tendências de redes sociais para 2022, mas também impulsionará o seu negócio e a relação com os seus clientes e potenciais clientes.
No Mundo Ageas pode encontrar empresas especializadas em Marketing Digital e os melhores gestores de Redes Sociais para que nada falhe na hora de responder às tendênciais de redes sociais para 2022.

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