Elaborar o curriculum vitae — expressão que em latim quer dizer algo como “trajetória de vida” e é vulgarmente abreviada para CV —, não é sinónimo de descarregar um template da internet e preenchê-lo com as suas informações. Um currículo de sucesso tem de apresentar certos elementos obrigatórios ou corre o risco de ir parar à pilha das propostas rejeitadas. Afinal, este é o documento que irá permitir ao recrutador criar uma primeira opinião sobre si. E sabe quanto tempo vai demorar o recrutador a obter essa primeira impressão? 6 a 10 segundos apenas.

Segundo um estudo da plataforma brasileira de oferta e procura de emprego Catho, o intervalo temporal mais referido pelos recrutadores inquiridos, para avaliar um currículo numa primeira fase, é de 6 a 10 segundos. Ainda de acordo com esta investigação, que contou com a colaboração de mais de 400 profissionais de Recursos Humanos, por cada 100 currículos recebidos, em média, apenas 15 são lidos com mais atenção.
Um pouco de história “curricular”
Sabia que a carta que Leonardo Da Vinci enviou em 1482 a Ludovico Sforza, Duque de Milão, a oferecer os seus serviços, é considerado o primeiro currículo da história? Naquela missiva, Da Vinci apresentava, por pontos, os seus conhecimentos nas mais diversas áreas, exemplificando que podia ser útil ao duque tanto em tempos de guerra (com as suas invenções, nomeadamente catapultas e outras armas), como de paz (com as suas pinturas e trabalhos artísticos). Tal “currículo de sucesso” parece ter cativado o duque, que contratou Da Vinci.

Se, tal como o autor da Mona Lisa, quer que o seu CV passe no exigente crivo dos recrutadores e o deixe mais perto do seu emprego de sonho, veja o que não pode faltar neste documento de apresentação. Estas dicas, tão importantes para quem quer entrar no mercado de trabalho pela primeira vez, como também para quem procura uma nova oportunidade laboral, foram reunidas com a ajuda de especialistas na Elaboração de Currículos.
5 elementos que não podem faltar num currículo de sucesso
1. Informação completa, mas sucinta
Um currículo de sucesso é constituído, no máximo, por 2 páginas. Se puder condensar tudo o que precisa de transmitir em uma só página, tanto melhor. A seleção da informação é, por isso, uma das primeiras e mais importantes tarefas na elaboração de um currículo. Tradicionalmente, estas são as secções a constar num currículo de sucesso:
- Informações pessoais
- Habilitações académicas
- Experiência profissional
- Competências adicionais (conhecimento de línguas e de informática, por ex.)
- Outras atividades e interesses
Dica: no caso de ter vivido diferentes experiências profissionais e tirado vários cursos, mencione apenas os que são importantes para a vaga à qual se está a candidatar, de forma a manter o CV curto e pertinente.

2. Escrita irrepreensível, que inclua palavras-chave
A era dos currículos impressos em papel terminou. Atualmente, os currículos são ficheiros eletrónicos, que antes de chegarem aos olhos dos especialistas em recursos humanos, passam pelo funil dos ATS – Applicant Tracking Sytems ou Sistemas de Rastreamento de Candidatos. As empresas utilizam estes programas informáticos para tornar o processo de seleção de colaboradores mais rápido e eficiente.
Como funciona um ATS? O ATS está preparado para pesquisar nos currículos determinadas palavras-chave, definidas pelo empregador como prioritárias. Os currículos onde os bots não identifiquem palavras-chave suficientes são arquivados de forma automática e não chegam a ser lidos por um humano. Para garantir que o ATS seleciona o seu currículo, este deve ser um ficheiro word ou pdf editável e nunca uma digitalização (ficheiro de imagem).
Que palavras-chave incluir? O conselho dos profissionais em Elaboração de Currículos com quem falámos é que leia com atenção o anúncio de emprego e os requisitos pretendidos, e use exatamente os mesmos termos no seu currículo. Por exemplo, se o anúncio pede “competências informáticas”, não escreva “conhecimentos informáticos”. No caso de acrónimos e abreviaturas, mesmo que as use, assegure-se de que inclui também a versão longa, pelo menos uma vez.
Quanto a erros ortográficos, gramaticais ou gralhas, os sistemas de rastreamento podem não detetá-los, mas o recrutador, numa segunda fase, sim. Releia o seu CV várias vezes antes de submetê-lo — recorra a aplicações de revisão ou a sites que detetam erros de escrita, se necessário — e fique, assim, mais perto da ansiada entrevista.
Dica: pode contratar um editor de conteúdos para lhe rever o currículo. Peça um orçamento no Mundo Ageas.

3. Layout simples, mas apelativo (e sem foto)
Um currículo de sucesso deve ser apelativo, mas da lista de elementos obrigatórios não constam grafismos ou tipos de letra rebuscados. Aliás, devido à utilização dos ATS referidos acima, aconselha-se a não incluir imagens neste documento — nem mesmo uma foto do candidato, que irá prender demasiado a atenção do recrutador, impedindo que este se concentre na informação mais importante (lembre-se do tempo médio dedicado a analisar currículos de que falamos no início deste artigo).
O layout — ou seja, a disposição dos elementos —, deve ser simples mas agradável à vista. As fontes utilizadas devem ser “de sistema”, ou seja, aquelas comuns a todos os sistemas operativos, como Arial ou Times New Roman. Desta forma, o currículo será validado pelo ATS e irá proporcionar uma fácil leitura à pessoa encarregada de o analisar, numa fase posterior. Na elaboração do seu curriculo de sucesso, pode e deve, no entanto, usar:
- Tamanhos de letra diferentes
- Tópicos destacados a negrito
- Conteúdos por pontos
4. Verdade e autenticidade no CV
Cada candidato é único e o respetivo CV deve comunicar isso mesmo. Elabore o seu currículo de raiz, evitando cair na tentação de usar formulários disponíveis na internet, onde só falta colocar os seus dados. Estes são currículos impessoais, que não chamam a atenção de quem está a avaliá-los. Por outro lado, não refira competências que não tem ou cursos que não fez. A veracidade do que consta no seu CV pode ser facilmente confirmada — ou desmascarada — na entrevista.
Dica: utilize o cabeçalho — a secção mais importante do seu currículo de sucesso—, para fazer um pequeno resumo sobre si e utilizando palavras e expressões que vão ao encontro do que procura o empregador, mencionando até um ou outro dado da empresa em causa, para mostrar interesse e conhecimento. E não gaste este espaço da página a escrever Curriculum Vitae, pois quem vai ler já sabe do que se trata.

5. Informação sempre atualizada
Por fim, nesta lista de elementos obrigatórios para um currículo de sucesso, falamos-lhe da importância de manter o seu currículo atualizado. Com o passar do tempo e a aquisição de novos conhecimentos e competências, a menção a experiências anteriores deixa de fazer sentido. Aconselhamos a não incluir referências com mais de 10 anos.
Para além disso, é bom manter-se informado sobre o que o recrutadores valorizam num dado momento. Hoje em dia, na secção dos dados pessoais, por exemplo, é mais importante colocar os links para os seus perfis nas redes profissionais do que colocar a morada, data de nascimento ou estado civil.
Dica: os profissionais que apresentam os currículos mais atrativos são aqueles que investem em novas aprendizagens e desenvolvimento pessoal, nomeadamente em processos de coaching. Contrate um coach de carreira e torne-se um candidato ainda mais apetecível!

Rumo ao currículo de sucesso!
Agora que já sabe o que não pode faltar para um currículo de sucesso, mãos à obra e votos de sucesso: estamos certos de que, com as nossas dicas, conseguir o seu emprego ideal está mais próximo de acontecer!