Todos os anos os criativos apresentam as grandes tendências do design gráfico que não podem ser ignoradas na comunicação, design e publicidade. Ainda não conhece a cor do ano de 2022? Então este é o momento de descobrir!
É possível eleger 8 tendências de design gráfico que vão marcar o ano de 2022?
A nossa resposta é sim, depois de um enorme desafio e mergulho na criatividade. E agora chegou o momento de as revelar!
1º VERY PERI: A COR DO ANO 2022
Com o pantone 17-3938, a cor do ano 2022 eleita pela Pantone é designado de Very Peri e apela à coragem, inovação e criatividade. Esta cor procura refletir 2022 como um ano de transição e transformação, em que a atitude despreocupada, curiosa, intrigante e criativa é a chave no design gráfico e na comunicação.
Esta cor resulta da combinação do azul, que representa a constância e a lealdade, com a energia e o entusiasmo do vermelho. Transmite uma cor com profundidade e inspira à expressão pessoal de cada um de nós, pessoas e marcas.
Todos os anos é nomeada a Pantone do Ano pela Pantone Color Institute, reforçando a importância da cor na comunicação e no design gráfico. A escolha da cor tem por base uma avaliação profunda das diversas indústrias e setores do design e comunicação como cinema, moda, design, entretimento, ilustração, branding e publicidade, avaliando-se também a resposta dos diversos públicos-alvo e sociedade em geral.

2º ANTI DESIGN: VAMOS QUEBRAR AS FRONTEIRAS DO DESIGN
2022 marca o ressurgimento do anti design na comunicação e design gráfico. Este é o momento de quebrar as regras clássicas e formalização do design gráfico – as mesmas margens e os mesmos alinhamentos de sempre devem ser abandonados!
O anti design tem por base a inovação e reinvenção, o protesto e a crítica dos modelos e sobretudo uma abordagem surpreendente e provocadora. Recusa os modelos tradicionais impostos e estabelecidos como corretos e apropriados e não tem medo de experimentar novos formatos.
Esta tendência tem impactos quer no design gráfico, quer no design digital, em que os modelos e regras de usabilidade de websites determinaram a definição de regras. Tal levou a que muitos dos websites e aplicações ficassem em muitos aspetos iguais, perdendo o fator surpresa
Para 2022 espera-se uma nova vaga de anti design. Controvérsia, assimetria, confronto de cores, composições complexas e textos arrojados serão as palavras-chave, dando origem as novas formas de criatividade e comunicação visual.

3º COMBINAR 2D e 3D: O MATCH PERFEITO ESTÁ NA DIFERENÇA
Pelo impacto da realidade virtual e realidade aumentada no design gráfico, o 3D é sem dúvida uma das tendências mais marcantes dos últimos anos. E 2022 não será exceção! Mas agora com uma abordagem inovadora: o regresso e a combinação do 2D.
Esta tendência abre mais espaço para a criatividade e dá origem a uma comunicação mais fresca e diversificada junto do consumidor.
Através das grandes plataformas do design gráfico como a ilustração, fotografia, infografia, tipografia, branding e design de comunicação, 2022 promete ser mais rico e com imagens ainda mais fortes que não iremos esquecer. A combinação 3D e 2D, real e a ilustração são por isso fundamentais.

4º BACK TO 90S: A NOSTALGIA DA DÉCADA DE 1990
Os anos 90 do século XX foram marcados pelo contraste de cor versus branco e preto, pelas formas geométricas, pelas ilustrações retro e a pela celebração do vintage como um estilo. A música invadiu o design e a arte. O experimentalismo e a visão futurista abriram espaço a uma abordagem de design gráfico que ainda hoje tem reflexos nas mais diversas áreas.
Alguns dos setores do design gráfico onde muito dos anos 90 teve um impacto profundo foram as revistas e editorial, com uma nova visão de composição e paginação com imagens XL e sobreposição e texto. A publicidade com aposta em imagens únicas, muitas vezes sem texto, foi outro dos eixos transformados, com mais história atrás de uma imagem.
Todas essas referências estão de volta em 2022, com um toque de nostalgia que abre espaço também à reinvenção a partir do passado.

5º MAXIMALISMO: GRANDE É BOM
Em 2022 cada marca terá apenas 3 a 4 segundos para cativar a atenção e ser descoberta, quer num mural de redes socias, quer num anúncio ou catálogo. Por isso é fundamental recorrer na sua comunicação a estilos de letra e tipografias vibrantes, grandes, divertidas e muito gráficas.
Nunca se esqueça: em 2022 a 1ª mensagem está na imagem. E o maximalismo procura responder a esse enorme desafio.
O recurso a estilos tipográficos diferentes e de grandes dimensões que são em si a imagem principal é por isso algo que não poderá colocar de lado ou ignorar na comunicação.

6º FUN FACTOR: DESIGN GRÁFICO COM HUMOR
A comunicação e o design gráfico em 2022 devem promover o entretenimento, a diversão e o humor como principais fatores para cativar a atenção dos públicos-alvo e audiências. As marcas mais do que nunca precisam de inspirar bons momentos, boas memórias e boa disposição.
Assim, um tom irreverente na comunicação associado a um design gráfico que explora cores vibrantes, formas geométricas e ilustrações divertidas será a grande tendência, rejeitando a monotonia e o recurso sempre às mesmas imagens e tom institucional de comunicação.

7º COMPLEXIDADE E SIMPLICAÇÃO: UM CROSSOVER CRIATIVO
2022 marca a tendência de encontro entre dois mundos: um design gráfico cada vez mais rico e diversificado com o branding e construção de imagens de marca cada vez simples e minimalistas. Na verdade, são cada vez mais as marcas que optam por tornar os seus logotipos mais simplificados e claros visualmente.
Esta abordagem de flat design garante sempre a melhor legibilidade e usabilidade mesmo na aplicação em suportes gráficos mais complexos e diversificados, com por exemplo memes, vídeos disruptivos, cartazes 3D ou realidade virtual.

8º INCLUSÃO E ECOLOGIA: UMA ABORDAGEM GLOBAL DA SUSTENTABILIDADE
2022 continua a ser marcado pela grande tendência dos últimos anos em design gráfico e todas as dimensões das nossas vidas: a sustentabilidade. Mas também neste campo traz novidade com mais um pilar da sustentabilidade para além dos já consagrados ambiente, sociedade e economia: a inclusão.
A inspiração da diversidade como principal fator de riqueza na ecologia abre espaço para que a diversidade nas organizações e na comunicação – e a consequente inclusão que deve alimentar essa diversidade -, sejam a grande tendência em design gráfico este ano.
A inclusão de género, cultural, religiosa, linguística, étnica e individual, em todas as suas áreas, quebrando todas as barreiras, devem estar no centro do desenvolvimento do design, revelando que não há maiorias ou minorias na comunicação.
O acesso à informação e ao design é de todos, assim com a um futuro mais sustentável e amigo do planeta. De olhos postos no futuro, mais sustentável e inclusivo – esta é a atitude proposta aos designers gráficos em 2022.

Preparado para responder às principais tendências de design gráfico?
E para que encontre sempre os melhores profissionais de design à distância de um clique, o Mundo Ageas oferece como sempre a melhor ajuda. Encontre os designers gráficos e web designers de que necessita, entre muitos outros profissionais. Até já!