Sabia que a jardinagem é uma atividade recomendada pela Organização Mundial de Saúde? Um estudo divulgado no site Science Direct mostrou que pessoas que todos os dias passavam algum tempo a jardinar apresentavam níveis de bem-estar 6,6% superiores, e níveis de stress 4,4% inferiores, a quem não tinha qualquer contacto com plantas.
Recentemente, este hobby relaxante viu crescer a sua popularidade, devido aos confinamentos impostos pela pandemia. Se também quer usufruir dos benefícios de uma casa mais verde, siga as dicas de jardinagem para iniciantes, reunidas pelos nossos especialistas em jardins.
1. O tamanho do espaço não importa
Morar num apartamento, mesmo que este seja de reduzidas dimensões e sem varanda, não é impeditivo de ter plantas em casa. Cuidar de um jardim de vasos interiores pode ser incrivelmente terapêutico. “Selva urbana” é, aliás, uma tendência de decoração. Caracteriza-se pelo forte protagonismo assumido pelas plantas de interior, que deixam de ser meros apontamentos para liderarem um conceito natural e orgânico dos espaços. Esta é a primeira das nossas dicas de jardinagem para iniciantes.

2. A luz e a temperatura mandam
Conhecer o clima da região onde mora e a exposição solar da sua casa é fundamental na hora de escolher as plantas e entender o seu comportamento. Cada espécie reage de forma diferente a estas condições e o seu sucesso enquanto cuidador de plantas vai depender deste conhecimento básico.
Se o seu jardim, varanda ou janela estão virados a norte, por exemplo, onde os raios solares nunca incidem com intensidade, esqueça as famosas suculentas, que gostam de luz e calor, e opte por espécies como a azálea, a begónia, a avenca ou as samambaias.
No caso de um jardim amplo onde a sombra e a meia-sombra são os estados principais, as hortênsias são uma ótima escolha.
Tem dúvidas sobre que plantas escolher para a sua casa ou jardim? Consulte os técnicos de jardinagem disponíveis no Mundo Ageas. Vai receber as melhores dicas de jardinagem para iniciantes!
3. O equipamento faz a diferença
Esqueça remexer a terra dos vasos com uma colher ou regar o jardim com um balde. Não estamos a dizer que precisa de gastar fortunas em ferramentas sofisticadas, até porque falamos de dicas de jardinagem para iniciantes. No entanto, ao investir num pequeno kit de utensílios apropriados, não só irá sentir uma maior motivação para as tarefas, como alcançará melhores resultados.
Esse conjunto de ferramentas deverá diferir consoante a jardinagem se realize num apartamento, entre vasos e floreiras, ou num jardim. No entanto, há alguns objetos essenciais a todos os fiéis jardineiros.
O que não pode faltar num kit de jardinagem para iniciantes?
- Regador
- Borrifador
- Tesoura de poda
- Pá
- Ancinho
- Luvas
- Fio ou arame fino

4. Os vasos não são todos iguais
Um dos maiores erros dos jardineiros de primeira viagem é não darem a devida atenção aos vasos ou recipientes onde colocam as plantas.
Não se deixe seduzir apenas pela beleza destes objetos e atente na sua funcionalidade, optando por vasos com orifício para drenagem da água.
Igualmente importante é saber que a maior parte das plantas, passado algum tempo, precisa de ser transplantada para vasos maiores, para que as suas raízes se possam desenvolver corretamente. Esta é uma das melhores dicas de jardinagem para iniciantes que podemos dar!
5. Regar ou não regar, eis a questão
Regar é uma das tarefas de jardinagem mais simples e agradáveis. Talvez por isso, também é aquela onde se cometem mais falhas. Na ânsia de mantermos as nossas plantas viçosas e nutridas, temos tendência para regá-las em demasia, o que pode levar ao seu apodrecimento. A expressão “menos é mais” aplica-se aqui, pelo menos até se estar bem informado sobre as necessidades de hidratação da planta em causa.
De uma maneira geral, guie-se pela seguintes dicas de jardinagem para iniciantes:
- Regue a terra, não as folhas;
- As plantas precisam de mais água no verão do que no inverno;
- Regue de forma uniforme à volta da raiz, para impedir que esta se desenvolva apenas para o lado do solo hidratado;
- O melhor horário para regar é de manhã cedo ou a meio da tarde, dando assim tempo para que a água se evapore lentamente;
- Procure que a água esteja à temperatura ambiente, para que as plantas não sofram um choque térmico.
Se tem um jardim ou uma horta, equacione instalar um sistema automático de rega gota a gota, que o fará poupar tempo e água. Peça um orçamento grátis aos especialistas em rega do Mundo Ageas.

6. Jardinagem 2 em 1
Uma boa maneira de começar um jardim ou uma simples coleção de plantas é escolher espécies que possam ser usadas na alimentação.
Criar um cantinho de ervas aromáticas junto à janela, cultivar um vaso de tomate-cereja na varanda ou plantar um limoeiro no quintal, são escolhas que proporcionam momentos de conexão com a natureza, ao mesmo tempo que geram um entusiasmo extra.
Afinal, não há nada mais gratificante do que colher e saborear aquilo que foi cultivado por nós.

7. A importância de falar com elas
Sim, fale com as suas plantas! Isso irá ajudá-las a desenvolverem-se de forma saudável. Pode parecer disparatado, mas este conselho tem uma base científica: quando um humano conversa com uma planta, liberta junto dela um gás essencial para a sua fotossíntese, o CO². Para além disso, se ganhar este hábito, irá observá-las de perto e ficará mais atento às suas necessidades.
8. Aprender dá frutos
Por fim, nesta lista de dicas de jardinagem para iniciantes, não podíamos deixar de sublinhar a importância do conhecimento e da aprendizagem. Por muito entusiasmo e vontade que tenha de comprar plantas e cuidar delas, só na posse de informação sobre as espécies e os melhores procedimentos poderá fazê-las crescer. E se os livros e a internet são fontes de saber, numa fase inicial talvez seja sensato contar com o aconselhamento de profissionais experientes, como os jardineiros que pode contratar no Mundo Ageas.

Aproveite a primavera para por em prática estas dicas de jardinagem para iniciantes!
Primavera é sinónimo de tempo ameno, dias soalheiros e plantas prontas a desabrochar. Ou seja, de condições perfeitas para dar os primeiros passos como jardineiro amador ou para renovar o seu jardim. Siga as nossas dicas de jardinagem para iniciantes e desfrute de bons momentos em contacto com a natureza.