Os dias maiores e mais quentes convidam a momentos relaxantes junto à piscina. Mas este é um equipamento que comporta alguns perigos, sobretudo para os mais pequenos. E por isso a manutenção da piscina é fundamental.
Dados da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) indicam que, em média, morrem nove crianças por ano devido a afogamento, sendo que até aos nove anos de idade estes acidentes ocorrem maioritariamente em piscinas.

Ainda que o risco de afogamento seja o mais preocupante, uma piscina sem manutenção pode provocar outras situações graves, como quedas, alergias cutâneas e infeções pulmonares. Para que viva o verão com tranquilidade e sem sustos, a equipa do Mundo Ageas, com o apoio dos seus técnicos de limpeza e manutenção de piscinas, compilou o que precisa de saber sobre manutenção da piscina e principais passos para garantir a segurança.
Ainda não tem piscina, mas está a pensar construir uma? Peça orçamentos aos nossos construtores e instaladores de piscinas.
1º Passo – Analisar o estado da piscina e dos seus equipamentos
As piscinas não são todas iguais. A forma de instalação da piscina — pousada ou enterrada, por exemplo —, bem como os materiais em que foi construída e revestida, vão influenciar a frequência e o tipo de manutenção da piscina. No entanto, independentemente das características específicas da sua piscina, antes de abrir a ‘época balnear’ em sua casa, avalie:
- A água
- As paredes/revestimento
- O sistema de filtragem
- Os skimmers
- As escadas de acesso e a área circundante
Verificar o estado de limpeza das paredes, dos filtros e dos skimmers, analisar quimicamente a água, bem como certificar-se de que não há ferrugem nos elementos metálicos nem tábuas soltas no deck de acesso, são procedimentos essenciais de manutenção da piscina para garantir a segurança de todos.

2º Passo – Limpar e reparar o que for necessário
Em Portugal, é comum as piscinas exteriores ficarem ‘paradas’ durante grande parte do ano. É por isso expectável que a avaliação ao estado da piscina detete várias situações a corrigir, desde pequenas reparações técnicas a uma limpeza e desinfeção profundas. Pode fazê-las sozinho ou contratar um profissiona para a manutenção da piscinal.
Depois, durante o período em que a piscina estiver em utilização, continuarão a ser necessários alguns procedimentos de limpeza mais simples, com o auxílio de alguns produtos e acessórios. Tome nota:
Utensílios para manter a piscina limpa:
- Rede/peneira
- Escova
- Aspirador c/ mangueira flutuante
Produtos para medir e manter a qualidade da água:
- Kit de medição de cloro e pH
- Cloro
- Estabilizador de pH
- Anti-algas
3º Passo – Analisar e reforçar os meios de segurança da piscina
O conceito de segurança aplicado às piscinas desdobra-se em duas dimensões fundamentais: a qualidade da água, de que já falámos anteriormente, e os sistemas de prevenção de acidentes e meios de socorro. Este último ponto merece ainda maior importância no caso de haver crianças na sua família ou entre os seus convidados.
Os mecanismos que impedem o acesso dos mais novos à piscina devem estar operacionais durante todo o ano. No entanto, é natural que nos meses de primavera e de verão se redobre a atenção sobre esta vertente da segurança. Para além de uma cobertura que mantenha a piscina ‘fechada’ (e limpa) quando não está a ser utilizada, equacione colocar uma cerca a toda a volta. A APSI recomenda que esta tenha, no mínimo, 1,10 metros de altura.
Ter sempre disponíveis equipamentos como bóias — de salvamento e recreativas —, coletes e braçadeiras, é igualmente uma boa prática para garantir a segurança junto da piscina.

Segurança junto à piscina: a importância da supervisão dos adultos
- Sabia que para uma criança se afogar bastam três minutos sem supervisão e alguns centímetros de água? A presença de pelo menos um adulto quando crianças brincam na água é fundamental, até para verificar se os mais novos estão a usar corretamente os equipamentos de proteção individual, como coletes ou braçadeiras;
- Equacione aprender manobras básicas de primeiros socorros, que podem fazer toda a diferença num momento de aflição, e mantenha sempre por perto um telemóvel, para poder acionar os meios de socorro em caso de acidente.

4º Passo – Manter-se atualizado sobre manutenção de piscinas
A tecnologia está sempre a evoluir e surgem regularmente novidades que pretendem tornar a manutenção da piscina mais fácil e garantir a segurança de forma mais eficaz. Sabia, por exemplo, que pode ‘ionizar’ a sua piscina? Este tratamento não substitui o cloro, mas ajuda a manter a água cristalina, sem algas ou bactérias.
No entanto, ter uma noção dos produtos e dos procedimentos a realizar para a manutenção da piscina pode não ser suficiente. Há uma série de detalhes que só os especialistas dominam. Assim, se não tem experiência neste tipo de trabalho, aconselhamos a que contrate um técnico de limpeza e manutenção da piscina. Uma decisão ainda mais importante no caso de se tratar de uma piscina coletiva, como as piscinas de condomínio.

Este verão, mergulhe em segurança!
Trate já da manutenção da piscina: siga os nossos passos e conselhos para garantir a segurança e prepare-se para um verão repleto de bons momentos, na companhia de quem mais gosta.